Av. Pedro Severino Júnior, 366 - Sala 144 - Vila Guarani | SP
(11) 5083-2904
contato@cedeaph.com.br

Atendimento on-line

Terapia On-line

Dúvidas frequentes

A normativa do Conselho Federal de Psicologia publicada em 2012 determina, entre outras coisas, que as sessões de orientação online devem ser realizadas com pessoas maiores de 18 anos.

Caso o psicólogo necessite realizar o atendimento com menores de idade, é indispensável que haja o consentimento prévio dos pais ou responsáveis desse adolescente ou criança (maior de 12 anos).

A terapia online pode ser uma opção válida para qualquer pessoa que não esteja enfrentando transtornos graves. Nesses casos, é fundamental que acompanhamento seja presencial desde o princípio, inclusive com o apoio de outras áreas, como a psiquiatria.

O cliente que deseja começar com uma terapia online deve entender que o entorno é, sim, importante para o bom andamento do atendimento. Escolher um lugar tranquilo e assegurar um bom acesso à Internet são fundamentais.

Além disso, é indispensável estar em um local no qual não será interrompido durante a terapia, seja por colegas de trabalho, por integrantes da família ou por desconhecidos.

Ou seja, uma das grandes vantagens da terapia online é poder encaixá-la na sua agenda, sem se preocupar com trânsito, tempo de deslocamento, etc. Aproveitar um horário livre na hora do almoço, no meio da tarde, antes do início das aulas na faculdade… Mas não pode ser qualquer lugar.

É natural que uma das grandes preocupações de quem deseja realizar uma terapia online seja a privacidade e o sigilo das informações trocadas via celular, tablet e computador. Afinal, tudo o que é conversado é íntimo, e deve permanecer nessa esfera.

Nesse sentido, a normativa do Conselho Federal de Psicologia é bastante clara sobre a postura do profissional. De acordo com a Resolução CFP nº11/2012 que regula as orientações online:

“É dever da(o) psicóloga(o) respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, dos grupos ou das organizações a que tenha acesso no exercício profissional.”

Desta forma, assim como na terapia presencial, o sigilo sim é mantido da mesma forma!

– ajudar o cliente a lidar com alguma situação de mal-estar psicológico;

– controlar sintomas relacionados a problemas já diagnosticados;

– encontrar respostas para indecisões profissionais ou tratar da recolocação no mercado de trabalho;

– realizar testes psicológicos;

– conhecer as causas de determinados problemas ou comportamentos;

– ampliar o autoconhecimento;

– trabalhar mudanças de atitude que serão possíveis ao expandir a perspectiva que se tem sobre si mesmo, e ao descobrir quais são os recursos necessários para consolidar os avanços no dia a dia.

Há muitos clientes que utilizam a terapia online para dar continuidade a um acompanhamento que já é feito presencialmente e que foi interrompido por fatores externos. Em casos assim, os motivos mais habituais costumam ser viagens prolongadas ou mudanças de cidade, por parte do cliente ou do próprio psicólogo.

Mas também há pessoas que já escolhem começar o acompanhamento psicológico via online, seja por praticidade, por dificuldade de locomoção, por restrição horária, por considerar que esse tipo de contato é mais fácil que uma sessão presencial, ao menos para iniciar o acompanhamento, dentre outros motivos.

Com a pandemia da COVID-19, essa modalidade de atendimento foi sofrendo alterações e hoje é possível se obter resultados com privacidade, qualidade e flexibilidade.

Nós da CEDEAPH reunimos essas condições, entre outras, que asseguram um atendimento dentro do seu espaço não só através da psicologia como também da fonoaudiologia e da nutrição!

Agende seu atendimento


CONTATO
 
 
 
MATRIZ : Av. Pedro Severino Júnior, 366 – Sala 144 – Vila Guarani | SP – Cep: 04310-060