Av. Pedro Severino Júnior, 366 - Sala 144 - Vila Guarani | SP
(11) 5083-2904
contato@cedeaph.com.br

Mas e quando o amor vira uma sobrecarga?

No começo do namoro, tudo parece ser mais leve, perfeito e romântico…..contudo, com o passar do tempo, os problemas vão aparecendo e as diferenças também.

É nesse momento que os casais procuram a terapia. Normalmente chegam com a fala de que o relacionamento esfriou, que não existe mais a “química” do início ou que não se vêem mais como companheiros de vida.

Por trás de cada um desses relatos, existe um relacionamento tenso,já sem companheirismo e com uma carga intensa no dia a dia do casal.

Talvez você já tenha sentido isso :

Sabe aquele restaurante que vocês adoravam ir mas que agora sempre ficam em silêncio, comem e vão embora?

Ou a rotina de lazer que tinham e que agora não tem mais graça?

As vezes o distanciamento social dentro de casa,onde cada um passa a comer em um horário,não mais participar do lazer ou compromisso social do outro e assim por diante…

Pode ser aí que o relacionamento comece a se tornar um peso para o casal e a fugir do companheirismo e leveza que era no começo.

Mas o que fazer?

O primeiro passo é tomar muito cuidado para não absorver todos os problemas dessa relação para você, excluindo o outro de qualquer responsabilidade ou vive -versa….caso opte em fazer isso, além da sua relação ser um peso no seu dia a dia, você também se sentirá sobrecarregado(a) por tentar resolver tudo sozinho(a).

O melhor a se fazer é tentar conversar e chegar a um consenso ,sobre qual é a raiz do problema e como os dois podem fazer algo para que a situação se resolva.

Caso você sinta que essa estratégia não tenha dado certo, é a hora de buscar a terapia de casal.

Esse modelo de psicoterapia pode ajudar o casal a entender as questões envolvidas nesse processo que fez com que a relação se tornasse disfuncional, e abrir um espaço de escuta e reflexão, assim como de tomada de consciência dos pápéis assumidos e da bagagem que cada um trouxe para essa relação.

Relacionamento para ser saudável envolve reconstrução e realinhamento de necessidades e expectativas de ambas as partes, e tudo bem rever!

O modelo de casamento que vcs querem ter depende de vcs!

Não há certo ou errado quando há consenso!